Finanças
O que é e como funciona a Portabilidade de Crédito?
A portabilidade de crédito serve para transferir uma dívida de um banco para outro e, dessa forma, reduzir a taxa de juros para melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo atual.
Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores que a concorrência.
Isto estimula a competição entre as instituições bancárias e favorece para a redução das taxas de juros. Assim, o consumidor pode transitar entre os bancos que oferecessem vantagens maiores.
Outro motivo que pode levar o cliente a solicitar a portabilidade do empréstimo é a qualidade na prestação do serviço, ou seja, quando a relação entre as partes não está satisfatória.
O que poucas pessoas sabem é que é possível solicitar a portabilidade a qualquer momento, mediante o cancelamento do contrato e quitação antecipada da dívida no banco original.
No novo empréstimo somente a taxa de juros pode ser alterada. Os prazos para pagamento e o valor da operação original serão mantidos.
A portabilidade de crédito consignado pode ser solicitada por aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados.
Importante: quais dívidas podem ser transferidas? A portabilidade é permitida em linhas de crédito para pessoa física como: cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículo, crédito imobiliário, crédito pessoal e crédito consignado.
Essa operação financeira é isenta e não prevê a cobrança de tarifas (exceto para transferência do crédito imobiliário).
É proibida também a venda casada de serviços (seguros, títulos de capitalização, adesão aos demais pacotes de serviços, transferência de TED, de emissão de boleto, etc).