topo default

Notícias

Aprenda a liberar o Benefício do INSS para obter o seu Consignado

Para liberar o benefício do INSS e assim, obter o consignado, vamos te ensinar como fazer. Você deve utilizar o Meu INSS.

 

Siga o passo a passo, é muito simples:

 

  • Passo 1 – Acesse o Meu INSS
  • Passo 2 – Acesse a opção Agendamento / Solicitações
  • Passo 3 – Busque o serviço desejado
  • Passo 4 – Solicite o desbloqueio do benefício. Pronto.

 

Entenda como realizar o passo a passo abaixo.

 

Acessando o Meu INSS

 

Para ter acesso ao Meu INSS é preciso possuir login e senha cadastradas no site ou aplicativo do INSS.

 

Se você ainda não possui login e senha o primeiro passo é acessar o Meu INSS, inserir o seu CPF e seguir as instruções para cadastro de uma senha.

 

Agora, se você possui conta no Gov.Br será possível acessar o Meu INSS.

 

Aprenda a desbloquear o benefício no Meu INSS

 

Desde 2019 o desbloqueio é realizado de maneira digital, sem burocracia e filas das agências bancárias. Mais comodidade para você que tem o benefício e quer liberar o empréstimo consignado.

 

Vamos lá:

 

Em primeiro lugar, para desbloquear o benefício é preciso ter um benefício consignável – isso quer dizer que o seu benefício tem que estar incluso na lista dos tipos de benefícios que podem ser atendidos. Se estiver, você terá que aguardar o prazo de 90 dias após o início do benefício para poder solicitar o desbloqueio e assim, realizar um empréstimo consignado.

 

Importante!!! Atualmente o prazo é menor! O empréstimo consignado pode ser solicitado após 30 dias da concessão do benefício. Essa determinação vale até dezembro de 2022.

 

Quais documentos são necessários?

 

Para solicitar o desbloqueio do seu benefício é necessário ser o titular da aposentadoria, pensão ou ser o representante legal do titular.

 

Para comprovar a titularidade do benefício alguns documentos são necessários, tais como:

 

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  • CPF;

 

Liberando o benefício para empréstimo consignado

 

 

– acesse a opção Novo pedido

 

Depois de fazer o login o usuário será direcionado para a tela inicial do Meu INSS. Nessa tela clique na opção “Novo pedido”.

 

 

– busque o serviço desejado

Em “novo pedido” você abrirá um requerimento para solicitar o desbloqueio do benefício para empréstimo consignado.

 

Clique em “Novo requerimento” e serão listados todos os serviços disponíveis – digite “desbloquear” no campo “Que atendimento você deseja”.

 

Dessa forma será carregada a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.

 

Tudo isto é feito no celular ou site Meu INSS. Veja abaixo:

 

 

– solicite o desbloqueio do benefício

 

Aparecerão algumas informações importantes referentes às regras do consignado. Você precisa ler para depois avançar.

 

Em seguida vai aparecer uma tela com mais informações sobre o desbloqueio, você deve clicar em “avançar”.

 

Na solicitação do desbloqueio você poderá carregar os arquivos com a documentação solicitada. Envie no formato PDF, colorido.

 

Cada arquivo tem que ter o tamanho máximo de 5 MB e caso seja necessário carregar mais de um, o tamanho total não poderá ser maior que 50 MB. Quer uma dica? Baixe o App CamScanner.

 

Prosseguindo, preencha as informações nos campos de:

  • E-mail
  • Telefone
  • CPF
  • Se deseja acompanhar o processo por e-mail
  • E número do benefício

 

Há também uma caixa de perguntas com três opções:

 

  1. Eu sou o titular
  2. Representante Legal
  3. “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido”?

 

Responda os outros campos de informações opcionais e clique em avançar para concluir esta etapa.

 

Quanto tempo costuma demorar para desbloquear o benefício para empréstimo?

 

Após a solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo consignado, o prazo médio para conclusão é de 30 dias corridos.

 

Por isso, é importante informar todos os seus dados corretamente para que a aprovação ocorra rápido.

 

Para acompanhar o andamento, basta acessar o Meu INSS e consultar na opção “Consultar Pedidos”.

 

Outra opção é consultar o extrato de empréstimo consignado, lá você pode verificar se benefício está desbloqueado e constará no documento a informação “Bloqueado para empréstimo: Não”. Veja abaixo:

VOLTAR